Curso de Introdução à Inclusão Digital
Atividade 4 – Leitura e Produção
Alessandra Alves de Carvalho
08 de julho de 2008
Artigo retirado do site:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educar.htm
Educação Inovadora – Educar o Educador (José Manuel Moran)
Aprender a Ensinar
Para que ocorra “mudanças” na educação é necessário que haja uma interação autêntica entre alunos/comunidade escolar/pais. Só conseguimos aprender num processo evolutivo, participativo e partilhando as experiências vividas por nós. Jamais aprenderemos com eficiência dentro de um processo autoritário. Pode até ser mais rápido, mas não ensina as pessoas a se tornarem cidadãs.
As novas tecnologias podem ser ótimos mecanismos para ensinar e aprender, pois são meios mais “abertos”, trazem motivação constante, aulas dinâmicas e amplas informações. Quer de forma lúdica, quer em aulas/pesquisa, elas oferecem todas as possibilidades de aprendizagem.
Todas as novas experiências cognitivas, emotivas, sociais e éticas formam novos conhecimentos, numa espécie de mosaico – que vai se organizando continuamente através de nossos valores, idéias, atitudes...
Segundo o autor do artigo:
Só se educa cidadãos conscientes e autônomos, se educamos com autonomia e liberdade.
Só podemos ensinar até onde conseguimos aprender.
Se temos muitas dificuldades em ensinar, é porque aprendemos pouco até agora.
Ensinar não é só falar, mas comunicar-se com credibilidade
Estas reflexões a cerca da educação nos permitem questionarmos se estamos fazendo o certo, se precisamos e devemos aprender mais a como lidar com os nossos alunos, com as novas tecnologias, com o processo educacional.... E dessa forma buscarmos uma educação de melhor qualidade, livre e autêntica.
Só assim poderemos transformar a sociedade.
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário