quinta-feira, 24 de julho de 2008

Primeiro Mapa Conceitual

Atividade 09 - Artigos recebidos dos colegas

Recebi dois artigos do professor José Manuel Moram.
O 1º texto foi enviado por Sonaide e tem o seguinte título e assunto:
A TV digital e a integração das Tecnologias na Escola
O texto nos faz refletir sobre alguns aspectos na educação pública.
- Podemos concluir que estamos caminhando para um mundo cada vez mais informatizado, interligado, mas que não estamos preparados para acompanhar esse "ritmo mundial".
- Um dos meios mais modernos citados no texto é a TV digital, que poderá - se bem usada -, oferecer muitas oportunidades de aprendizagem, tanto para professores como para os alunos: criar vídeos, teleaulas, debates virtuais, etc.
- No entanto, essa interatividade no Brasil tem muito a ver com o poder de compra das pessoas e creio que, por um bom tempo ainda continuará servindo apenas para o lazer, para concorrer a prêmios, fazer compras...
- As tecnologias permitirão mudanças profundas na educação, mas antes delas, precisamos de alunos e professores maduros intelectual, emocional e éticamente, para que possamos nos tornar cidadãos mais preparados e conscientes!

O2º foi enviado por Valdirene:
Educação e Tecnologias: Mudar para valer!
- O texto reforça a idéia de que devemos adequar as mídias à escola, buscar atrativos para as aulas e as tecnologias poderão ajudar no processo de ensino-apredizagem.
- Para que a escola não fique ultrapassada, ela deverá cada vez\ mais fazer usos desses meios.
Você foi feliz nas suas colocações...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Aprendendo a inserir imagens

Para inserir uma imagem precisamos ir no ícone adicionar imagem, clicar. Aparecerá então arquivo, encontrar a imagem clicar abrir. Depois escolher o Layout (posição da imagem na tela, tamanho). Após clicar em Fazer upload de imagem.

Reflexão da Caminhada

Estou gostando do curso...Aprendendo coisas novas, abrindo novos horizontes. Não estou tendo muitas dificuldades para acompanhar os ensinamentos. Quando eu vejo como se faz, consigo aprender ser problemas (sou aprendiz visual). Quanto as atividades os colegas estão reclamando um pouco, dizem que é muito....
Quando viemos para o curso tiramos um tempo para aprender.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Atividade 4 - Educar o Educador

Curso de Introdução à Inclusão Digital
Atividade 4 – Leitura e Produção
Alessandra Alves de Carvalho
08 de julho de 2008
Artigo retirado do site:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educar.htm
Educação Inovadora – Educar o Educador (José Manuel Moran)
Aprender a Ensinar
Para que ocorra “mudanças” na educação é necessário que haja uma interação autêntica entre alunos/comunidade escolar/pais. Só conseguimos aprender num processo evolutivo, participativo e partilhando as experiências vividas por nós. Jamais aprenderemos com eficiência dentro de um processo autoritário. Pode até ser mais rápido, mas não ensina as pessoas a se tornarem cidadãs.
As novas tecnologias podem ser ótimos mecanismos para ensinar e aprender, pois são meios mais “abertos”, trazem motivação constante, aulas dinâmicas e amplas informações. Quer de forma lúdica, quer em aulas/pesquisa, elas oferecem todas as possibilidades de aprendizagem.
Todas as novas experiências cognitivas, emotivas, sociais e éticas formam novos conhecimentos, numa espécie de mosaico – que vai se organizando continuamente através de nossos valores, idéias, atitudes...
Segundo o autor do artigo:
Só se educa cidadãos conscientes e autônomos, se educamos com autonomia e liberdade.
Só podemos ensinar até onde conseguimos aprender.
Se temos muitas dificuldades em ensinar, é porque aprendemos pouco até agora.
Ensinar não é só falar, mas comunicar-se com credibilidade
Estas reflexões a cerca da educação nos permitem questionarmos se estamos fazendo o certo, se precisamos e devemos aprender mais a como lidar com os nossos alunos, com as novas tecnologias, com o processo educacional.... E dessa forma buscarmos uma educação de melhor qualidade, livre e autêntica.
Só assim poderemos transformar a sociedade.

Atividade 5 - Continuando o desafio

Ao trabalhar com crônica argumentativa com alunos da 7ª série abordei o assunto Adolescência e a série de "mudanças" que ocorrem nesse período. Divulgo aqui alguns sites que ajudaram a mim e meus alunos a desenvolver o tema:
Adolescente
Quem poderá entender as atitudes que um adolescente tem? Nem nós mesmos que somos mais experientes podemos avaliar, isso porque sempre vamos dizer, na minha época não era assim.
Eles estão mais interados em tudo que diz respeito a Internet, pois vivem pesquisando, assistem TV, jogos eletrônicos, sabem tudo a respeito, daí se transformam em fonte de informações.

ADOLESCÊNCIA - UM FENÔMENO CONTRADITÓRIO

Atualmente se fala muito em adolescência, em crise adolescente. As tentativas de lançar luz sobre o fenômeno trazem consigo uma infinidade de questões, atuais e complexas, que envolvem, sobretudo, os jovens de nossa sociedade. É comum relacionarmos adolescência com drogas, sexo, educação, problemas de imposição de limites, violência, delinqüência, etc. Mas afinal! O que significa adolescência? É possível uma determinação consensual a respeito desse conceito? Podemos pensar a adolescência hoje como pensávamos tempos atrás?

Adolescentes ameaçados no mundo2008/7/8

Relatório da ONU mostra que casamento precoce, gravidez indesejada e Aids entre os jovens são grandes entraves ao crescimento e à estabilidade internacionais
PARIS – Mais de um terço dos jovens do mundo vive na pobreza. Hoje, 1,2 bilhão de habitantes do planeta têm entre 10 e 19 anos. A maioria deles (87%) está em países em desenvolvimento. Gravidez precoce, falta de estudos e a Aids afetam os jovens do mundo inteiro e ameaçam seu desenvolvimento. Esses problemas estão retratados no relatório “Situação da população mundial”, apresentado ontem pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (Fnuap). O documento faz um alerta para que o mundo passe a cuidar mais e melhor da sua juventude.
A pobreza e suas conseqüências são a maior preocupação da ONU. Estima-se que 238 milhões de jovens vivam na miséria absoluta. A pobreza leva à falta de estudos, que aumenta os casos de trabalho infantil, gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis como a Aids.


O silêncio dos adolescentes

Os pais desejam falar com os seus filhos adolescentes e saber o que pensam, sentem e fazem, mas os jovens não falam...Isto é normal?

Vivendo a Adolescência


O que é adolescência?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência é um período da vida, que começa aos 10 e vai até os 19 anos, e segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente começa aos 12 e vai até os 18 anos, onde acontecem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. Adolescência, uma etapa maravilhosa da vida, que muitos insistem em chamar de “aborrescência”.